Estamos todos de parabéns! Há oito anos lançámos este programa inovador de turismo científico com o lema “Deixe-se guiar pela curiosidade”. O desafio continua atual e só faz sentido na sua companhia.
A 6 de fevereiro celebramos o nosso 8.º aniversário e queremos agradecer-lhe a confiança. Desde o lançamento em 2017, os Circuitos já levaram 196 495 visitantes* aos Centros Ciência Viva. Atualmente somos cerca de 15 400 exploradores** e, em 2024, registámos 54 451 visitantes (+16% em relação a 2023) com o cartão em toda a Rede Nacional de Centros Ciência Viva. Obrigado!
Olhamos para trás e sentimos orgulho de tudo o que já conquistámos juntos. Já ultrapassámos os 320 parceiros de ciência, cultura, alojamento, restauração e transportes. Em 2019, recebemos o prémio Roy L. Shafer Leading Edge Awards 2019 da Associação Internacional de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia. Em 2020, lançámos o novo circuito do Vale do Côa e o Museu do Côa integrou a Rede de Centros Ciência Viva. No ano seguinte, foi a vez da Plataforma de Ciência Aberta em Barca d’Alva e em 2022, aderiu à rede as Oficinas de Criatividade Himalaya em Arcos de Valdevez.
O 5.º aniversário foi comemorado com a 1.ª edição do Passaporte dos Circuitos Ciência Viva, em 2022, com a oferta de jogos tradicionais para quem completasse a 3.ª e a 6 .ª visitas a centros distintos.
No verão de 2023, lançámos a 7.ª edição do guia com o novo Circuito de Arcos de Valdevez e a 2.ª edição do Passaporte. Até ao momento, 9 famílias já completaram as visitas a todos os 20 Centros CV e ganharam os prémios do Passaporte que culminam com uma estadia de uma noite num parceiro de alojamento. Conheça os testemunhos!
Em novembro de 2024, é a vez do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, entrar para a rede de Centros. Em breve, poderá visitá-lo com o cartão dos Circuitos Ciência Viva e lançaremos o Circuito Ciência Viva do Faial!
Tantos e tantos momentos altos que nos fazem desejar que muitas mais famílias usufruam de todas as vantagens dos Circuitos Ciência Viva.
Queremos celebrar consigo
Para celebrar, queremos conhecer e partilhar os momentos que viveu connosco! Durante o mês de fevereiro, envie-nos um pequeno testemunho e fotos das suas visitas aos Centros para o e-mail circuitos@cienciaviva.pt e, se for selecionado, poderá receber um brinde surpresa e aparecer como nosso Super Explorador 2025 no site e redes sociais.
Fique atento ao nosso Instagram e Facebook para acompanhar as novidades e as nossas sugestões!
Como no primeiro dia… Qual vai ser o seu próximo destino?
Deixe-se guiar pela curiosidade!
MEDIA
06/02/2025
Em 8 anos Circuitos Ciência Viva viajaram com mais de 196 mil pessoas - Correio de Lagos
*Dados do período 1/01/2017 a 31/01/2025.
**Dados de 31/01/2025
Data: 06/02/2025