O Lousal é uma aldeia pitoresca nascida das entranhas da Terra. Uma mina de histórias e conhecimento pronta a explorar. No Lousal, descemos a uma mina à procura do ouro dos tolos e provámos o ouro líquido dos lagares. Encontrámos lagoas ácidas de águas vermelhas e passeámo-nos nos doces campos brancos do Alentejo. Sentimos a ruralidade e sonhámos com a inovação. Tomámos banhos de ciência e de mar e terminámos o dia numa praia que nos ofereceu um belíssimo pôr do sol e uma lição de geologia. O Lousal é uma pedra preciosa!
Vá de comboio! Viaje com a CP nos serviços Intercidades, Regional ou InterRegional e beneficie do desconto que temos para si. Aproveite o tempo para preparar o circuito que vai fazer.
Conheça os horários no site ou através da linha de atendimento ao cliente.
A estação mais próxima para este Circuito é o apeadeiro do Lousal. No entanto, não havendo paragens regulares nesta estação, é necessário garantir um grupo de pelo menos 10 pessoas e que a reserva seja feita com um mínimo de 5 dias para que o comboio pare no apeadeiro do Lousal. Avisando o Centro Ciência Viva do Lousal, estará um elemento da equipa à vossa espera.
* O desconto é aplicado no ato de aquisição da viagem de ida e volta nas bilheteiras da CP ou em trânsito quando a estação não estiver guarnecida, mediante a apresentação do Cartão dos Circuitos Ciência Viva e documento de identificação pessoal.
Na viagem de regresso, deve possuir o título de transporte carimbado pelo Centro Ciência Viva ou possuir o bilhete de ingresso com data do mesmo dia ou posterior ao bilhete de ida e anterior ou do mesmo dia ao bilhete de regresso.
Os clientes, que na viagem de regresso, não apresentem os comprovativos de visita aos Centros Ciência Viva, o cartão Circuitos Ciência Viva físico ou digital e documento de identificação pessoal, terão que efetuar o pagamento da diferença para o valor da viagem de ida e volta sem redução.
360 milhões de anos e 20 000 léguas submarinas separam a formação do Lousal dos dias de hoje. Não são necessários dois anos de férias, nem tão pouco que dê a volta ao mundo em 80 dias para poder fazer uma viagem ao centro da Terra. Deixe-se deslumbrar pela primeira galeria a ser explorada no Lousal. Venha folhear este livro de histórias, marcadas em xisto e minério, que forram a Galeria Waldemar e inspire-se. O Centro Ciência Viva, mesmo ao lado, completa a experiência.
Junte a família e venha conhecer o maior olival de Portugal. As visitas destinam-se a qualquer pessoa e são acompanhadas por um guia que explica todas as fases de produção dos nossos azeites, desde a receção da azeitona, aos sistemas de olival intensivo e super intensivo.
No final de cada visita há uma degustação, onde o objectivo é distinguir as principais diferenças entre os azeites Oliveira da Serra.
A entrada no lagar é gratuita para o publico em geral, mediante marcação prévia (idealmente com 48 horas de antecedência). A degustação é uma oferta aos utilizadores do cartão dos Circuitos Ciência Viva. Está sujeita a marcação prévia (48h de antecedência).
O Lagar está aberto durante a semana, das 10h às 13h e das 14h às 17h.
O Museu da Farinha resulta da reabilitação de uma antiga fábrica de moagem de ramas, construída em 1925. Todo o equipamento foi restaurado. Na visita ficamos a conhecer o ciclo do pão, desde a seara até à mesa.
Constituiu um marco na história da moagem e da cultura rural em Portugal, e foi e é um vetor de desenvolvimento local e um reavivar da memória e de um saber-fazer tradicional.
Horário
5ª e 6ª feira, das 14h00 às 18h00
Encerramento: 2ª, 3ª, 4ª feiras e fins de semana.
Para visitas ao fim de semana, assim como de grupos superiores a 6 pessoas, será necessária marcação prévia, com alguma antecedência.
Localizado na Rua de Santa Madalena, em Entradas (Castro Verde), o Museu da Ruralidade assume um importante papel na salvaguarda do património imaterial do Campo Branco e, em particular, na criação de um espaço de diálogo entre o património material e imaterial, perspetivando a salvaguarda e o estudo da especificidade cultural e social deste território situado entre as faldas das serras algarvias e os barros de Beja.
Este espaço divide-se em três áreas expositivas: a zona de exposições temporárias onde estão patentes algumas alfaias agrícolas e objetos representativos da ruralidade campaniça; a zona de exposições semi-permanentes onde se poderá visitar uma oficina do ferreiro, o espólio do último abegão de Castro Verde e algumas miniaturas de alfaias agrícolas e uma área particularmente vocacionada à oralidade [Núcleo da Oralidade], tendo como pano de fundo a Feira de Castro e a viola campaniça enquanto manifestações singulares do património imaterial desta região.
Horário de abertura ao público: 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00.
Encerra à segunda-feira
Entre 1934 e 1992, a Central Elétrica foi responsável pelo fornecimento de energia ao complexo industrial mineiro do Lousal e à sua população. Desde 2001 esta infraestrutura passou a desempenhar uma função museológica, no âmbito da arqueologia industrial mineira. O museu alberga um significativo espólio documental, objetos e equipamentos que permitem ao visitante um olhar sobre o quotidiano dos anos de prosperidade da mina.
A Herdade Canal Caveira está localizada na fronteira de duas grandes regiões vitivinícolas, Península de Setúbal e Alentejo, entre o sopé da Serra de Grândola, onde recebe a influência marítima do Oceano Atlântico, projetando um microclima único.
Com cerca de 45 hectares, dos quais 25 são plantados com vinha, a Herdade Canal Caveira, não se foca apenas na vitivinicultura, mas também na produção de olival, laranjal, sobreiros, azinheiras e pinheiros. As vinhas estão plantadas em solos arenosos e possuem cerca de 18 castas diferentes, ampliando os perfis dos vinhos, tornando-os elegantes, complexos e persistentes.
A Adega traz-nos a prova. Com a marca Serra Brava (registada na década de 70) entre brancos, rosés e tintos lançámos também um Moscatel Frisante: o primeiro com designação de qualidade da Região Vitivinícola da Península de Setúbal.
Decorado com objetos rurais, este restaurante apresenta uma ementa variada e entradas de pão alentejano com queijo seco, azeitonas, paio ou presunto.
As especialidades dão pelos nomes de migas de bacalhau, sopa de tomate, jantarinho, serra e mar, borrego na telha, massa de peixe, enguias, choco frito e bacalhau assado. Nas sobremesas destacam-se as migas doces.
Localizado em Alcácer do Sal, numa extensa propriedade rural a 25 minutos das praias da Comporta, encontra-se um segredo bem guardado. Um turismo rural que respeita a alma do Alentejo, ao qual pertence, mas de espírito mundividente e vocação de estalajadeiro.
Casa das Cegonhas é o local ideal para passar uns dias ou simplesmente um fim de semana, longe do stress da cidade. Uma piscina comum e uma vasta zona ajardinada que se mescla com a paisagem rural fazem as delícias dos hóspedes. Pode optar por tardes de diversão no campo de croquet disponível nas áreas comuns do alojamento.
No coração da Vila de Aljustrel, este hotel moderno diferencia-se pelo serviço acolhedor e personalizado, pela oferta gastronómica e pela valorização do património local e regional.
Possui uma oferta variada de atividades ligadas ao enoturismo, passeios a locais históricos e aos parques mineiros de Aljustrel e do Lousal.
O Monte da Bemposta é como uma quinta que um dia deu à costa na fantástica Costa Alentejana. Aqui há animais, horta e jardins, mas também areia, rochas e ondas. Há campo para piqueniques e campos para o padel. Há sets no mar e sunsets na piscina. Tudo vivido ao compasso da natureza e ao ritmo de bem-estar. De arquitetura alentejana e detalhes de quem já viajou pelo mundo, todas as casas têm um pequeno terraço com vista total ou parcial para o mar.
O Monte do Giestal ressurgiu para proporcionar a si, à sua família e amigos momentos de grande prazer e de descontração entre o verde do campo, o azul do céu e os aromas da terra. Experimente sentir a planície. Deixe-se envolver pela magia desta região.
No Refúgio das Origens, a natureza é sentida do nascer ao pôr-do-sol. Basta ficar tranquilamente a descansar numa espreguiçadeira, com os olhos postos na ondulação das searas, no voo das aves, na brisa que toca as árvores ao fim da tarde. Venha conhecer este sítio! Deixe-se envolver pela magia desta região.